Sabemos o quão instintivo é levar a mão aos olhos e esfrega-los, na intenção de aliviar um incomodo. Várias questões podem levar a irritação dos olhos. O clima, estando muito quente ou muito frio, pode deixar os olhos secos, além de interferir em fatores como a umidade do ar e o excesso de poeira. Outros fatores, como Alergias e outras doenças também podem causar a irritação dos olhos, causando a incontrolável vontade de coça-los.

O hábito aparentemente inofensivo de coçar os olhos faz mal e pode ser muito perigoso para a sua visão. Quando a coceira nos olhos aparecer e for insistente, independente de tudo, não esfregue a área com as mãos, além de estimulá-la ainda mais, o hábito de coçar os olhos pode provocar doenças oculares e, até mesmo, a deformação da córnea.

Quando você estiver com coceira, utilizar outros métodos para aliviar o desconforto é uma boa solução para não coçar os olhos. Para evitar esfrega-los, você pode:

  • Utilizar compressas geladas
  • Lavar com soro fisiológica
  • Utilizar colírios lubrificantes
  • Utilizar colírios antialérgicos

Alivie a coceira e o incomodo com outros métodos e evite problemas maiores causados por esfregar os olhos. Agende uma consulta e descubra formas de melhor a saúde da sua visão.