Manter bons hábitos alimentares é, sem dúvida, essencial para ter uma melhor qualidade de vida e evitar problemas de saúde. Através de uma alimentação saudável, rica em componentes importantes é possível prevenir uma série de doenças e, dependendo do caso, auxiliar no tratamento de algumas enfermidades, até mesmo para questões oculares.

Uma das premissas para que o nosso corpo funcione corretamente é que forneçamos os nutrientes dos quais ele precisa e, no caso do cuidado com os olhos, essa prática é muito importante. Uma alimentação pobre em vitaminas pode resultar em problemas como secura nos olhos, fotofobia, distúrbio na percepção das cores e cegueira noturna. Alimentos ricos em vitamina A, C, E ômega 3 são os mais indicados quando falamos de cuidado com os olhos. A melhor forma de obter todos esses nutrientes é investindo em uma alimentação equilibrada e variada.

Para uma refeição que seja benéfica para a visão e previna futuros problemas oculares, existem alguns alimentos que você poderá consumir:

  • Brócolis, couve e espinafre: As folhas verdes e verduras desse gênero, em geral, são muito benéficas para a visão. Nesses alimentos estão presentes antioxidantes que ajudam na proteção dos olhos, além de serem fontes de carotenoides, substâncias que mantém a saúde dos olhos.
  • Peixe: Rico em ômega3, o peixe é um alimento que faz bem para a saúde de vários órgãos. Ter opções como salmão, atum e truta na sua refeição, por serem alimentos que, além de conter ômega3 em sua composição, são ricos em minerais e vitaminas A, B, D e E, que beneficiam a visão.
  • Ovos: Consumir uma quantidade relativa de ovos semanalmente reduz o risco de degeneração macular em idosos. A gema do ovo possui elementos, como a luteína e a zeaxantina, que agem como foto-oxidantes, prevenindo a degeneração macular.
  • Óleo de linhaça e Azeite: O azeite é rico em ômega3, o que ajuda na prevenção da degeneração macular. Na terceira idade, um dos problemas mais recorrentes é a secura dos olhos. O óleo de linhaça pode ser usado como um alimento benéfico nesse sentido, sendo fonte de vitamina E e dos ácidos graxos, como ômega 3, ômega 6 e ômega 9.

Investir em uma alimentação saudável, que contenha esses elementos, é uma forma eficaz de prevenir e evitar problemas oculares. Quer saber mais? Entre em contato conosco e marque um exame!